Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Instalações Fieldbus

A infraestrutura fieldbus constitui a espinha dorsal de um sistema de automação. As regras de um projeto aplicam-se, de forma análoga, a qualquer instalação elétrica. Os seguintes critérios de engenharia são importantes para se obter a confiabilidade e a relação custo-benefício:


Topologia e componentes - simplicidade de engenharia e manuseio

Um segmento é um único circuito com fonte de alimentação, caixas de junção fieldbus e instrumentos. O segmento conecta o sistema de controle a diversos instrumentos. O design da topologia determina o local físico dos mesmos.

A topologia típica de um segmento é a topologia de tronco e spur com uma linha ou cabo principal (tronco). O tronco conecta as fontes de alimentação e interfaces de comunicação localizadas na sala de controle ao campo. Uma ou mais caixas de junção fieldbus montadas em local facilmente acessível fornecem conexões para os dispositivos de campo. O cabo de conexão de até 120 m de comprimento é chamado de spur por ser, geralmente, muito menor comparado ao tronco. Essa topologia adequa-se a praticamente todas as plantas de processo.

Essa topologia é muito fácil de entender, planejar e manter.



A topologia tronco-e-spur é totalmente simples e cada dispositivo é conectado separadamente.

A caixa de junção fieldbus também é chamada de dispositivo de acoplamento. Quando necessário, a proteção contra ignição é escalável por meio de uma seleção de fontes de alimentação e dispositivos de acoplamento. permitindo soluções econômicas para qualquer área classificada. 



Função e a disponibilidade

Dispositivos de acoplamento modernos oferecem uma proteção confiável em condições de operação típicas, como troca de dispositivo, contato de chaveamento, infiltração de água ou picos de tensão. Essas funções são descritas em detalhes aqui 

O FieldConnex simplifica a engenharia e implementação de instalações fieldbus para plantas de processos em vários tipos de indústrias.

Veja todos os componentes fieldbus para uso em áreas não classificadas e encontre os componentes adequados para sua instalação aqui 


Fieldbus em áreas classificadas

O fieldbus em áreas classificadas exige uma infraestrutura com proteção contra ignição. Veja abaixo a topologia para qualquer área classificada: Confira os detalhes sobre os métodos de proteção clicando aqui …



Topologia idêntica com tronco e spurs para qualquer área classificada. Seleção de componentes e métodos de instalação fornecem proteção contra ignição.