Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Usinas solares de energia térmica

A temperatura da superfície do sol é de cerca de 5.800 °C. Apenas uma fração disso chega à terra, mas ainda é suficiente para converter essa energia térmica em energia elétrica. Os coletores de espelho em usinas solares de energia térmica agrupam o calor solar e o refletem em um absorvedor. As turbinas de acionamento de temperaturas extremamente altas resultantes acionam as turbinas com geradores. Assim, a eletricidade neutra para o clima é gerada a partir do calor solar.

Seja em usinas elétricas parabólicas, sistemas Fresnel ou torres de energia solar: É necessária uma tecnologia de sensor potente para alinhar os espelhos com a posição do sol e garantir a utilização eficiente do calor solar. Para isso, são usados os codificadores rotativos e os sensores de inclinação da Pepperl+Fuchs. Os sensores indutivos para feedback de posição final também são frequentemente encontrados em usinas solares de energia térmica.

Como essas usinas elétricas utilizam o calor do sol, elas são particularmente adequadas para desertos e paisagens desérticas com alta radiação solar. Essas áreas são caracterizadas por diferenças extremas de temperatura entre o dia e a noite, bem como por tempestades de areia ou outros depósitos no ar. Para essas condições ambientais exigentes, a Pepperl+Fuchs oferece sensores com alta resistência à temperatura, firmeza e imunes ao desgaste.



e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.