Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Sensor indutivo duplo F31K2: A solução altamente robusta para feedback da posição da válvula

2022-08-18

F31K2 Dual Inductive Sensor
O F31K2 fornece feedback da posição da válvula confiável em aplicações externas extremas.

No setor de processos, os sensores potentes são necessários para monitorar a posição correta das válvulas. Algumas aplicações externas, como instalações de dessalinização de água do mar, plataformas petrolíferas ou minas de fosfato, geram demandas especiais na tecnologia de sensores utilizada. Com um invólucro particularmente reduzido e livre de corrosão, o sensor indutivo duplo F31K2 é a solução ideal para feedback da posição da válvula em condições tão extremas. A série de sensores otimizados da Pepperl+Fuchs agora também inclui uma variante não segura intrinsecamente com aprovação IECEx para uso em todo o mundo em áreas classificadas de Zona 2/22. Além disso, uma variante de baixa potência possibilita uma simples modernização dos sistemas existentes com comutadores de limite mecânicos.


Otimização total para uso externo

Seja em ambiente frio ou quente, água salgada ou sob radiação UV: devido à sua alta robustez e durabilidade, o F31K2 resiste até mesmo às condições externas mais adversas. Dois elementos separados do sensor indutivo possibilitam detecção sem contato e livre de desgaste da posição da válvula. O invólucro de alta densidade (até IP69) torna o F31K2 indiferente a água e poeira. Os materiais usados — aço inoxidável V4A, plásticos de alto desempenho e alumínio revestido — oferecem proteção adicional ao sensor contra corrosão. Com uma faixa operacional de temperatura estendida de –40 a +70/+100 °C, o F31K2 pode ser usado em condições climáticas extremas sem quaisquer problemas. Além disso, uma tampa protetora está disponível para proteger o atuador contra danos mecânicos e sujeira.



Temperaturas extremas, água salgada e radiação UV: o sensor duplo F31K2 resiste facilmente às condições ambientais severas em plataformas petrolíferas.

Uma ampla variedade de variantes para maior flexibilidade

Os sensores duplos da série F31K2 estão disponíveis com diferentes aprovações e saídas eletrônicas. Um destaque especial é a variante DC de 2 fios com baixa potência: graças a uma tecnologia patenteada da Pepperl+Fuchs, este sensor indutivo duplo tem contato praticamente sem tensão. Como resultado, a corrente residual é tão baixa que o sensor pode ser usado combinado com todos os controles lógicos programáveis e sistemas de controle de processo. Isso significa que uma solução indutiva moderna também está disponível para sistemas que previamente contavam com contatos mecânicos.

Em áreas onde atmosferas explosivas raramente ocorrem, a proteção contra explosão necessária pode ser facilmente implementada com as variantes DC de 2 ou 3 fios. Os sensores são projetados para uso em Zona 2/22 nos tipos de proteção Ex ec (segurança aumentada) e Ex tc (proteção por invólucro) com certificações ATEX e IECEX. Portanto, não são necessários amplificadores de comutador isolados nem fiação intrinsecamente segura ao utilizar estes dispositivos. Para áreas classificadas até a Zona 0/20, a versão NAMUR intrinsecamente segura do F31K2 proporciona as aprovações ATEX e IECEx. Esta variante do sensor indutivo duplo também pode ser usada em aplicações de segurança até SIL 2.



Uma seleção de ativadores em diferentes tamanhos torna o F31K2 ideal para uma ampla variedade de aplicações.

Montagem simples, operação prática

O sensor duplo F31K2 compacto pode ser montado diretamente em atuadores de válvula sem acessórios adicionais, tornando-o especialmente simples de instalar. Um grande compartimento de terminais com terminais de plug-in proporciona conveniência adicional. A Pepperl+Fuchs oferece uma seleção de atuadores em diferentes tamanhos para que o F31K2 possa ser adaptado a diferentes unidades. O portfólio também inclui um atuador com um indicador de posição de válvula altamente visível e colorido: Isso torna possível ver de imediato se a válvula está aberta ou fechada, mesmo a uma certa distância. Portanto, o F31K2 oferece máxima conveniência para feedback da posição da válvula em instalações de processo.


Destaques do sensor indutivo duplo F31K2

  • Solução particularmente durável e sem manutenção para feedback da posição da válvula devido à tecnologia de sensor indutivo duplo sem contato
  • Invólucro altamente selado e livre de corrosão, adequado para aplicações externas extremamente exigentes
  • Ampla gama de aplicações: A variante de 2 fios de baixa potência possibilita a fácil substituição de comutadores de limite mecânicos
  • Certificações IECEx e ATEX para uso em todo o mundo em áreas classificadas, incluindo Ex ec e Ex tc para Zona 2/22
  • Design modular para máxima flexibilidade: variantes de ativador para diferentes tamanhos de atuador, também com indicador de posição de válvula altamente visível

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.