Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Fieldbus em Áreas Classificadas

Métodos de proteção contra ignição

O fieldbus para áreas classificadas requer uma infraestrutura com proteção contra ignição adequada. A tabela abaixo mostra os principais métodos de proteção. Cada método pode ser escolhido para o segmento como um todo ou para partes do segmento, ou seja, tronco ou spurs.

 


Proteção Proteção contra ignição Aplicada em Atributos
Mecânica

Segurança aumentada (Ex e)
Sem faíscas (Ex nA)
Invólucro à prova de chamas (Ex d)*

Zonas
Protege contra circuito de abertura não intencional. O mesmo ocorre em qualquer instalação elétrica, como acessórios de fixação de iluminação, motores, etc.
Permite cabos longos e alta contagem de dispositivos
À prova de explosão
Fiação não inflamável
Divisões
Elétrica Segurança intrínseca (Ex i) Zonas e Divisões

Permissão de troca a quente.

Uso de cabos mais curtos.

Para qualquer área classificada

*) Embora isso não seja necessário com componentes FieldConnex®, na ocasião, um invólucro à prova de chamas é aplicado em caixas de junção fieldbus.  


 



Manutenção em tempo real dos instrumentos

Para possibilitar o trabalho nos instrumentos sem permissão de troca a quente, a conexão do spur e do instrumento deve ser instalada de forma intrinsecamente segura (Ex i) ou com fiação de campo não inflamáveis. No entanto, para cumprir as exigências da alta contagem de dispositivos e cabos longos, mais energia é necessária do que é tecnicamente viável com segurança intrínseca.

O conceito de tronco de alta potência atende a essas demandas. O tronco transmite energia para 31 V e 500 mA, exigindo um meio de proteção de ignição mecânica similar ao de iluminação elétrica ou motores. O acoplador é a barreira de segurança intrínseca instalada na caixa de junção fieldbus, próxima ao instrumento. Até quatro acopladores por segmento fornecem energia e proteção para até 31 instrumentos em conformidade com o padrão fieldbus.

Benefícios:

  • Responsáveis pela instalação e manutenção se beneficiam por poder operar na instrumentação de campo sem a necessidade de permissão de troca a quente durante uma operação normal
  • Engenheiros podem utilizar o comprimento máximo do cabo permitido para fieldbus e um dispositivo de alta contagem por segmento em qualquer área classificada


Esta topologia mostra os métodos de instalação mais comuns para fieldbus. A combinação e o agrupamento dos métodos de proteção contra ignição em um segmento são permitidos.


Encontre o produto ideal

Use o seletor de produtos FieldConnex® para conferir as ilustrações de todos os métodos de instalação com e sem proteção contra ignição, bem como os produtos adequados.